quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Nike Surf Trip Azores. Outubro 2008
















8 comentários:

Picas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tito disse...

Yap!! Mto bom! Bota que tem! Tens o dom da palavra!! Eles que venham que o que eu tou cá!! e o Ricardo Freitas ajuda-me! abraço

victor soares disse...

Victor de S. Jorge
João pediste-me um comentário e aqui vai:
A tua carta está muito bem escrita e demonstra um sentimento muito puro, mas não passa disso, são conselhos/avisos que poderás dar, é lógico, mas não abrangentes a todos os Açores, pelo menos, não aqui a esta ilha (S. Jorge), pois não é esse o nosso sentimento.
Nós debatemos com problemas intrínsecos dos quais e muito bem, alguns, os referes na tua carta, no entanto, não sou da opinião de que escondendo as coisas do mundo as vamos resolver.
Hoje mais do nunca tenho a firme ideia de que o surf poderá ser uma das portas para o desenvolvimento do turismo desta ilha e nenhum outro açoriano ou que o valha, poderá ter objectivos de denegrir a imagem de uma localidade, como tem acontecido nos últimos anos, onde a imagem do Jorgense (local) no mundo do surf, é apelida de: agressivo; palhaço; pequenino; atrasado, etc…!
Que fique bem saliente que sempre recebemos todos de braços abertos, desde que manifestem um bom espírito e um saber estar, pois esse vosso sentimento de querer só para nós/vós (egoísmo) já fez ou estar a afazer com que vossas melhores ondas, estejam a correr o risco de serem destruídas.
Em tempos vocês não as deixaram entrar no roteiro de surf europeu, conforme o mencionas na tua carta (Stormride penúltima edição), situação que tinha dado um peso enorme às zonas em causa. Dá-me a sensação que preferem os tetrapodes ao crouwd!!
No entanto, na ultima edição e com muito orgulho, a nossa ilha já vem mencionada e com fotografias tiradas pelo meu próprio filho (e que lhe venham retirar a máquina quando ele estiver a fotografar)!!!!
Pois nós, temos sido constantemente absorvidos por tudo e todos até pelas opiniões dos que não vivem aqui, nem lidam com os nossos problemas do dia a dia. Peço desculpa João, mas está na altura de dizer BASTA!
Para todos, que fique uma recomendação: façam as vossas/NOSSAS ondas em paz!!! Pois nós (Jorgenses) também estamos cá e para ficar... E não queremos nem gostamos de ser apelidados daquilo que não SOMOS!
Com muita amizade e respeito,
um abraço e boas ONDAS,
Victor Soares

Tito disse...

Boas!
Queria só deixar aqui bem assente que não vou fazer esperas a ninguém nem nada do género. Pois esqueci-me que isto podia ser lido por pessoas que não me conhecem muito bem! Para quem me conhece sabe que estava na brincadeira e que não faço mal a uma mosca e como prova da minha posição em relação à divulgação ou não das ondas dos Açores podem ir ao link. http://titushapes.blogspot.com/2008/03/rusty-long-esteve-por-estas-bandas-e.html#links
Abraço e Boas Ondas

Pelágico disse...

O surf não será certamente a salvação para os Açores ou para os açorianos, o turismo de surf não irá salvar a economia regional da crise que afecta o mundo. Apenas posso dizer o que sinto... todos os que vem por bem, são bem vindos.
Uma questão que deixo para todos os que ganham dinheiro com a visita dos vários surfistas alugando casas...
passam recibo????

se não passam... não salvam economia nenhuma... só enterram (são egoístas).

Quim disse...

Amigos,

a maioria de vós não me conhece, mas isso tão pouco importa. Devo apenas dizer que "corro vagas do mar" à mais de duas décadas e visito as Ilhas Mágicas, e com especial prazer São Jorge, à bem mais de 10 anos.

Gostaria de deixar aqui o meu especial apreço pela mensagem enviada pelo João Luis, pessoa que muito prezo, assim como a todos os locais Jorgenses.

Partilho, quase na totalidade, com o que o João expressou. Julgo porém, e esta é a minha opinião pessoal que pode não ter aceitar de outros, que alguns dos comentários revelam que, talvez, não se tenha percebido bem a fundo a questão (ou questões) aqui colocadas, como me parece ser o caso do Victor Soares.

A meu ver o que está aqui em causa não é, nem nunca foi, ao longo de todos estes anos, impedir o acesso de qualquer pessoa às ondas de São Jorge ou de outra ilha açoreana.

Trata-se, apenas e só, de fazê-lo no respeito pelas especificidades locais, pelo frágil equilíbrio do património natural e, já agora, cultural.

Obviamente que se pode discordar com a forma como tem sido feita essa tentativa de "preservar" aquilo que, de tão valioso, nem tem valor.

No entanto, isso não nos pode fazer esquecer que muitos sítios nos Açores, e em especial em São Jorge são frágeis, delicados, sagrados. E é exactamente isso que deve ser a mais valia das Ilhas.

Felizmente já tive a oportunidade de viajar por algumas zonas do mundo e bem vi o que aconteceu nas Ilhas Havaianas (em especial em Ohahu), em Bali, na Madeira, em Cabo Verde, e em muitos outros sítios.

Vitor, convido-o a visitar (se ainda não o fez, ou a, pelo menos, pesquisar sobre experiências bem sucedidas em) Fernando de Noronha, ou até nas Ilhas Faróe - só para deixar 2 exemplos. Meu amigo, as ilhas açoreanas foram à cerca de 2 meses consideradas, pela National Geographic, as 2.ªs melhores ilhas do mundo para viajar. O Corvo e a Graciosa já fazem parte da Reserva da Biosfera da UNESCO. Sei que o governo regional apresentou à cerca de 1 mês a candidatura para as Flores. Gostaria muito que a seguir o fizesse com São Jorge e o Pico.

Existem muitas formas de dinamizar os locais, de trazer progresso (sustentado) às populações, de proporcionar mais qualidade de vida, serviços e empregos aos habitantes das ilhas. Mas à sítios em que o melhor será implementar mecanismos que possam garantir a estabilidade social e do ecossistema.

Digo uma coisa: o surf não será nenhuma porta de desenvolvimento de qualquer sítio em São Jorge, mas tenho a profunda convicção que formas de protecção, de divulgação e promoção e de dinamização mais viradas para a ligação do homem com a natureza (inclua-se ai também a cultura local, tradições, etc.) será, sem dúvida, o caminho a seguir.

Surfistas nas ilhas? Sim! Todos são bem vindos, como fazem questão de frizar todos os açoreanos e neste caso os Jorgenses. Mas urge estabelecer critérios que mantenham a qualidade e, nunca, nunca, a quantidade. E já agora, uma sugestão para o Victor: a qualidade pagasse! E quem viaja de tão longe não se importará de contribuir de forma mais concreta para a preservação dos locais a visitar.

É isto que faz a diferença entre os Açores e muitos outros sítios (ditos) paradisiacos!

Julgo que é uma boa altura de congregar esforços e mostrar que afinal, os Jorgenses e os Açoreanos em geral não são "pequeninos", e que conseguem pensar em grande, e serem pioneiros mundiais de uma nova forma de religar com a Terra!

Saudações Fraternas!

Joaquim Soares

Anónimo disse...

Bom día:

Conozco vuestras islas y las amo. He estado allí dos veces. La primera en 1987 y la siguiente en 1995. He surfeado muy buenas ondas en soledad y he conocido una gente respetuosa y educada, gente noble.

Vivo en el País Vasco. Su costa es bella, pero en nada se parece a la naturaleza de las Azores.

Creo que la clave está en el respeto entre semejantes, a todos los niveles. El surf es una buena herramienta para ello. Pero también lo es el estar vigilantes ante los abusos de la publicidad y el surf masivo.

Até á vista. Muito obrigado

Singnathuslof disse...

à gente mt retrograda...vcs mereciam é q quem inventou o desporto de ondas, n o tivesse partilhado, que o Einstein n tivesse partilhado seus algoritmos, ou mais alguém que tenha contribuído para todo o desenvolvimento q hoje vcs aproveitam n o tivesse feito...triste mt triste o egoísmo o secretismo a mania de q são donos de...que o vosso achar é q é certo e q deve ser...como se os Açores tivesse comparação possível c Fernando Noronha ou/e ilhas Faróe, para q se chegue lá perto mt agua teria q correr debaixo da ponte, à q ser realistas... os vossos ideais vão contra tudo o q o meu desporto de ondas significa para mim...a liberdade, a partilha o contacto sp c respeito c o mar,hábitos locais e/ou as culturas intrínsecas em cada ilha...n se corrige hábitos maus/ más praticas com desprezo, proibições e egoísmo m sim c a partilha,ensinamento, explicações utilizando a lógica, o amor e bom senso...cada vez mais acredito q o melhor surfista é aquele q mais se diverte dentro de agua...e é triste vir a net meter Graciosa surf e a unica coisa q aparece são textos de gentes q se dizem surfistas da terra, m q se comportam cm uma mafia organizada, c a desculpa de preservar para terem o seu quintalzinho só para eles e dps queixam-se q os açores n evoluem...o Sr. q foi a todo o mundo deveria ir À Nova Zelândia e viria cm a evolução e a natureza podem estar de braços dados e ai sim teria um bom exemplo, em vez de citar maus exemplos onde se assistiu a um crescimento desenfreado e sem controlo, graças à raça humana (a sua) originado no choque e aglomeração de egoísmos,interesses, sedes de poder/dinheiro/privilégios q vcs tão bem nestes vossos textos descrevem...triste qd um simples miúdo cm eu q apenas quer fazer suas ondas na Graciosa n tenha uma única imagem a demonstrar a potencialidades dos spots, pois vcs adultos sentem se no direito de ocultar...q grande palhaçada é o q é, filosofia da treta...eu estudei em Peniche de 2004 a 2009 apanhei aquilo antes e depois do mundial, ou seja antes e dps do boom, digo-vos q já foi para mim o melhor sitio de ondas m por causa do crowd presentemente já n o acho, m isso n me da o direito de agir de forma errada, da forma q vcs o fazem...pois se apesar de já n ser aquilo q era para mim mt coisa boa aconteceu, mt gente boa aderiu ao sport e supostamente à filosofia do desporto das ondas, fomentando uma forma de estar e uma maneira de ver as coisas q poderá no futuro melhorar o mundo. É tão simples como n gostas n comes, m agora n venhas para aqui dizer o q a gente pode comer;)...SIGA M É PÁ GRACIOSA APANHAR ALTAS E LEVO CAMERA CMG E VOU TIRAR ALTAS FOTOS POSTA-LAS ONDE EU QUISER, QUANDO EU QUISER, COMO EU QUISER...QUERO VER QUEM ME PARTE A CAMERA...